PAREDES DE CONCRETO – Qual o ritmo ideal de concretagem?

O sucesso do Programa Minha Casa Minha Vida e o boom da construção nos anos de 2009 e 2010, associados à entrada em vigor da NBR 16055:2012, despertaram a atenção dos Fabricantes e das Construtoras, para a construção de casas e prédios com paredes de concreto moldado no local.

A inquestionável praticidade do processo e o bom resultado obtido por algumas construtoras, que investiram certo e tiraram proveito da rapidez resultante da utilização diária dos jogos de forma, despertou o interesse geral.

Uma concretagem por dia por jogo de formas! Rentável?

A empresa está preparada para fazer uma concretagem por dia, por jogo de formas, com qualidade e rentabilidade?

A rapidez na produção da estrutura só é rentável quando resulta em rapidez na entrega das unidades, com qualidade e fluxo de caixa positivo.

É imperativo do planejamento da obra, que o cronograma de suprimentos e a disponibilidade de mão de obra estejam compatibilizados com o ritmo de concretagem, permitindo que o ritmo de execução das etapas seguintes, reflita o resultado da concretagem diária. Apesar do ritmo de concretagem, a qualidade da obra, precisa atender aos padrões de qualidade exigidos, sob risco de impactar negativamente custo e prazo, por via de reparos, obviamente não previstos. E buscando o fluxo de caixa positivo, a produção das unidades precisa estar compatibilizada com o cronograma de recebimento dos recursos.

Por outro lado, a forma, embora sendo um equipamento de utilização estática, é submetida a intenso manuseio e inúmeras concretagens, estando sujeita a danos diversos, demandando respeito aos procedimentos de utilização e operações de manutenção preventiva ou corretiva, que devem ter seus prazos e custos perfeitamente identificados no planejamento da obra.

Quanto mais adequada for a utilização da forma, maior será a sua vida útil e menor será o custo médio das concretagens. E o primeiro resultado decorrente da utilização correta da forma é a qualidade da peça concretada…

O número ideal de jogos de forma disponíveis, a utilização correta e as manutenções adequadas, resultam em qualidade da produção e menor custo médio do produto. O cronograma de suprimentos compatibilizado com a produção, ajuda a preservar o ambiente de fluxo de caixa positivo, garantindo o resultado da obra.

Eng. RENATO Fernando Brito VIEIRA

Compartilhe





Comentários